segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Política, TV, Dinheiro...e o Futebol?


 O ano de 2011 começou com um conturbado assunto: Direitos de transmissão de jogos. De um lado aparece o Clube dos 13, associação criada com o intuito de unir os grandes clubes e assim formar um "tropa de choque" frente à CBF. Do outro lado está a própria Confederação Brasileira de Futebol coordenada a mais de 20 anos pelo seu presidente Ricardo Texeira.

A verdade é que por trás da CBF existe um apoio de uma poderosa emissora, a Rede Globo. A rede de comunicação que mais influência os brasileiros aplicou um verdadeiro golpe de mestre na Record e no Clube dos 13.

O raciocínio é simples e tentarei explica-lo rapidamente. A Rede Record anunciou que faria uma proposta de um bilhão de reais para ter os direitos do Campeonato Brasileiro. A Globo em vez de entrar em um leilão influenciou alguns clubes à negociar os direitos separadamente e não mais por meio da "Liga" dos clubes. Dessa maneira a TV Globo consegue impedir o leilão e desmoralizar a TV Record e o poder dos clubes.
A curto prazo até faz sentido, já que alguns clubes realmente podem lucrar um pouco mais, porém a longo prazo é desastroso já que a rede que já transmite os jogos terá um monopólio muito maior. Quem mais perde são os torcedores e seus clubes que terão muito dinheiro agora e pouco no futuro.
O repórter da ESPN Brasil, Mauro César Pereira, resumiu bem a situação. "Os verdadeiros vilões são os dirigente dos clubes."
A falta de visão dos dirigentes podem fazer estragos daqui alguns anos. E quem não acredita é só lembrar da parceria MSI e Corinthians.

Futebol mesmo...


Enquanto isso nos gramados os estaduais começam a fazer vítimas, vilões e heróis.

O Corinthians após o vexame da eliminação na pré-libertadores encontra em Liédson e no Paulistão sua escalada rumo a tranquilidade que sempre afirmou ter. Enquanto isso Palmeiras e São Paulo continuam entre o céu e o inferno. Os dois times sabem que qualquer tropeço nos estaduais pode significar uma pequena crise. Apesar da Copa do Brasil ser prioridade nenhum dos dois desdenham do título paulista.

O Santos é que encontrou um monstro no caminho da felicidade. O elenco que para muito(inclusive pra mim) é um dos melhores do Brasil acabou apostando em um treinador que vinha de um fracasso no alvinegro da capital paulista. Adilson Batista não durou 4 meses. O time praiano é bom, porém complicado de se treinar, muito ego, dinheiro envolvido. Neymar e Ganso demonstram ter mais preocupação com o bolso do que com o clube. A verdade é que a Europa cada vez mais é um parque de diversões para os jogadores tupiniquins.


No Rio a Taça Guanabara foi parar na gávea quase que por acaso. Nenhum time carioca demonstrou um futebol convincente. O Vasco continua na sua eterna crise e vê em Ricardo Gomes e a Taça Rio a luz no fim do túnel. O elenco é fraquíssimo e não tem cacife para disputar uma Série A. O atual campeão brasileiro vive dias conturbados com vários jogadores no estaleiro. O Botafogo de Joel Santana continua sendo o time que aparece, mas não ganha.
O Flamengo tem um excelente elenco, mas até agora não mostrou futebol.


 O Blog Arquibancada! está retornando. O posto ficou longo, pois teve muito acumulo de assunto. Mais atualizações viram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário